A estruturação do rádio no interior do estado
2013
Luiz Artur Ferraretto
Com a diminuição dos entraves legais e a disseminação da
energia elétrica no Rio Grande do Sul, o rádio desenvolve-se ao longo da década
de 1950. Surgem novas emissoras nas principais cidades do estado.
O mercado radiofônico, em algumas cidades, ganha características
concorrenciais. Isto já ocorre desde o final dos anos 1930, em Pelotas, onde a
Pelotense, com seus departamentos comercial e artístico então arrendados ao
empresário Cyro Oliveira, e a Cultura, de Atahualpa Dias, disputam a audiência
e os anunciantes. A elas, vão se juntar a Tupanci (1958) e a Universidade
(1967). Ainda na Zona Sul, é inaugurada, no início da década de 1950, a Minuano, com estúdios em Rio Grande e utilizando
a frequência modulada para levar o seu sinal até a planta transmissora na cidade
de São José do Norte. Criação do radialista Dolar Tanus, o slogan da
nova emissora – “Onde sopra o minuano, fala a voz do gaúcho” – vai marcar este
novo momento do rádio na região.
A partir da Serra gaúcha, a Ordem dos Frades Menores
Capuchinhos, por sua vez, começa a adquirir ou instalar emissoras comerciais,
que dividem a sua programação entre um decalque do que fazem as grandes rádios
da capital e o apoio às iniciativas da Igreja Católica. Passa a operar, assim,
estações em Garibaldi, Lagoa Vermelha, Soledade, Veranópolis, e, a partir de
1958, em Porto Alegre ,
onde adquire a Rádio Difusora, até então pertencente aos Diários e Emissoras
Associados.
No Planalto Médio, ligada à
Prefeitura de Passo Fundo, começa a operar a Rádio Municipal, no início dos
anos 1950. A
nova estação procura aproveitar o que de melhor existe na radiofonia local. Da
Rádio Passo Fundo, contrata Ruben Zutter, que leva junto os principais
funcionários da estação das Reunidas na cidade. Arnaldo Ballvé reage, enviando
o ex-gerente da Rádio Cachoeira, de Cachoeira do Sul, Roberto Aveline, para
administrar a emissora. A 278 quilômetros de Porto Alegre, a audiência
não sofre as influências das rádios da capital, o que aumenta o interesse e a
importância de qualquer atração do centro do país. Conforme Gildo Flores, à
época trabalhando na Passo Fundo, é com base neste raciocínio que Aveline
reestrutura a rádio:
A primeira coisa que Roberto Aveline faz é estabelecer uma ponte aérea com artistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Passou a vir um deles por mês, apresentando-se no Cinema Real, arrendado com esta finalidade. Era o ano de 1953, 1954... Vêm a Passo Fundo artistas como Linda Batista, Ivon Curi, Cauby Peixoto, a dupla Alvarenga e Ranchinho... Apresentavam-se no cinema com transmissão ao vivo pela rádio.
Na Região Central do estado, multiplicam-se as emissoras. Em Santa Maria , às rádios
Imembuí (1942) e Santa-mariense (1954) juntam-se a Guarathan (1960) e a
Medianeira (1960). Na cidade de Cachoeira do Sul, onde há dez anos já opera uma
das Emissoras Reunidas, a família Pertilli instala, em abril de 1956, a Princesa do Jacuí,
primeira de um conjunto de três estações, as outras duas em Candelária e Porto
Alegre. Na Campanha, Bagé ganha, em fevereiro do mesmo ano, a Difusora, sua
segunda rádio. Em Ijuí, no Noroeste, a Progresso (1959) passa a concorrer com a
Repórter (1950).
Em outros municípios, uma única rádio segue operando, criando,
por vezes, facilitados pela exclusividade das transmissões, fortes laços com a
comunidade local. Um exemplo é a Independente, em Lajeado, inaugurada em 1° de
abril de 1951, que, com frequência, vai para a zona rural do Vale do Taquari,
participando das festividades típicas dos descendentes dos colonos alemães. Já
em Uruguaiana, integrando a população dos dois lados da fronteira, opera, desde
1936, a
Rádio Charrua, instalada pelo argentino Juan Izidro Cobelli, que só conhece
concorrência com o surgimento da Rádio São Miguel, em 1963. A partir de 1957, a Rádio Osório, de Osório,
faz o mesmo em relação ao Litoral Norte do estado.
A necessidade de buscar verbas publicitárias de maior monta
leva à instalação de empresas de representação comercial em Porto Alegre. Assim ,
Arnaldo Ballvé e Maurício Sobrinho criam, em junho de 1950, a Rádio Publicidade
Ltda., primeiro empreendimento deste tipo no Rio Grande do Sul. Na época,
passam a buscar patrocinadores, em especial, para as Emissoras Reunidas, em um
mercado no qual 40% dos anunciantes são absorvidos pelas rádios Difusora,
Farroupilha e Gaúcha. Em pouco tempo, já representam estações de 44 municípios
do Rio Grande do Sul, 23 de Santa Catarina e 15 do Paraná. Um anúncio
publicado, então, dá uma ideia da presença da radiodifusão sonora no interior
do estado.
Anúncio da Rádio Publicidade (abril de 1953)
Fonte: Revista do Globo,
Porto Alegre, ano 24, n. 583, p. 54, 4 abr. 1953.
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