A Pop Rock enfrenta (e vence) à Atlântida
2015
Luiz Artur Ferraretto
Adesivo
distribuído ao ouvintes da Rádio Pop Rock FM (2000)
Fonte:
Acervo pessoal.
Em
1997, com Mauro Borba na gerência, a Felusp FM contrata Alexandre Fetter, da
Atlântida FM. Da experiência dele com o pop, base da estação de música jovem da
RBS, e da de Mauro Borba com o rock dos tempos da Ipanema, vai ser redefinido o
conteúdo da 107.1 FM. Em seguida, inspirada na Rock & Pop, de Buenos Aires,
a estação é rebatizada, em uma inversão de maior sonoridade, como Pop Rock, ao
que, com frequência, os comunicadores acrescentam a frase “A rádio da Ulbra”.
O
forte reposicionamento da Pop Rock afeta, em especial, a audiência da Atlântida
FM, com a estação ligada à universidade chegando a liderar a audiência no
segmento musical jovem no final da década de 1990. O carro-chefe da programação
é, então, o Cafezinho, um bate-papo
entre vários comunicadores da rádio, que começa a ser veiculado, de segunda a
sexta, em novembro de 1997. O crescimento da 107.1 permite a constituição de
uma rede que, no dia 16 de março de 2000, passa a operar via satélite,
integrando a rádio de Canoas com duas outras estações administradas, na época,
pela Ulbra, em Santa Maria
e Tramandaí. Constituída, logo em seguida, como Conexão Pop Rock, chega a
englobar, na década seguinte, antes da crise financeira da universidade, quase
uma dezena de estações.
Programa Pop Rock na TV, da Ulbra TV, mostra como é produzido o Cafezinho (2006)
Fonte:
Acervo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.